Após agressão, fazendeiro denuncia crime ambiental em MS

Da Redação


No sábado (29), um fazendeiro de Chapadão do Sul acionou a PMA (Polícia Militar Ambiental) de Cassilândia para denunciar crime ambiental. Um empreiteiro, de 55 anos, contratado por ele, estaria derrubando árvores ilegalmente e abrindo caminhos em mata sem autorização. O caso envolveu agressão entre o fazendeiro e o contratado para o serviço.

A PMA de Cassilândia foi no mesmo instante à fazenda e encontrou atividades de pessoas e máquinas, mas não havia mais ninguém na área. Foram encontrados 25 palanques para cerca de madeira da espécie aroeira, totalizando 8,5 m³ e duas motoserras escondidas em troncos de árvores, as quais foram utilizadas na exploração ilegal. Foram verificadas a derrubada de diversas árvores em várias picadas em uma área de 14,5 hectares.

Em uma das picadas, nas proximidades do rio Indaiá, foi encontrado um trator que era utilizado para puxar a madeira e que pertencia ao empreiteiro. 33 tocos de árvores da espécie aroeira verdes foram desdobradas em palanques encontrados no local. As atividades foram paralisadas e a madeira, as motosserras e o trator foram apreendidos.

A equipe localizou o empreiteiro em sua residência na cidade de Paranaíba. O infrator foi autuado administrativamente e multado em R$ 18,5 mil. Ele também responderá por crime ambiental de exploração ilegal de madeira.

Os autos serão encaminhados à Delegacia de Polícia Civil da unidade de Chapadão do Sul que apurará os crimes.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!